Skip to main content

Iniciativas

A Casa Guernica participa e promove outras ações e iniciativas com outros parceiros e um dos principais projetos é a organização do Dia da Comunidade (Dia C), um festival de caráter solidário e comunitário realizado na periferia da cidade de São Paulo em parceria com o CIFA. Além do evento, a Casa Guernica ainda promove cursos, homenagens, exibições e participa de debates e fóruns.

Dia C

O que: festival comunitário
Onde: centro comunitário de Itaquera (CIFA)
Quando: 11 de novembro de 2023 (última edição)
Para quem: comunidade local
Com quem: Mais de 20 parceiros, coletivos e organizações da região, incluindo Senac, OAB, Centro Cultural Alfredo Volpi, Prefeitura de São Paulo e Paróquia Nsa. Sra. do Carmo

O Dia da Comunidade, ou Dia C, é um evento de economia solidária em formato de festival comunitário que reúne diversos coletivos e iniciativas locais. Durante um sábado são promovidas oficinas, apresentações musicais, rodas de conversa, intervenções culturais, além de barracas de produtos e serviços de produção local. O objetivo do encontro é estimular as potencialidades territoriais em um dia de troca de saberes que conecta empreendedores sociais, lideranças comunitárias, ativistas e toda a comunidade. O Dia C faz articulação com governo local, instituições de ensino, empresas, organizações sociais e centros culturais para fomentar uma grande rede de impacto socioambiental em torno de processos de participação e pertencimento.

Indicadores

634

pessoas foi o público que compareceu ao último Dia C em Itaquera

18.533

foi o montante de recursos arrecadados pelos empreendedores e barracas durante o dia de evento

23

coletivos e organizações foram envolvidas em rede

10

comunidades adjacentes envolvidas pela ação comunitária

5

lideranças envolvidas durante a articulação com outras regiões

Edição 2023

Edição 2017

Formação com lideranças

Além do evento do Dia C, o projeto Bancadão atua na formação de lideranças por meio do curso “Potências Comunitárias”. São aulas gravadas e disponibilizadas em formato online ministradas por lideranças de movimentos sociais, empreendedores sociais e ativistas climáticos, todos atuantes nas periferias da cidade. O intuito é estimular novos agentes locais a realizar projetos coletivos na região a partir dos aprendizados e da rede de conexão com outros agentes territoriais. O Bancadão é um projeto de desenvolvimento comunitário promovido pela Casa Guernica em parceria com o CIFA e a comunidade local.

Debate: Qual a sua luta – propostas criativas para um mundo em colapso

7 de dezembro de 2023

A Casa Guernica foi convidada para o evento inaugural “Txoko”, promovido pelo Pintxos.bar em São Paulo. Inspirado na cultura basca, o Txoko é um espaço de debate com convidados de diversas áreas, como cultura, sustentabilidade, arquitetura, filosofia, design e política. O debate inaugural teve a participação de André Fisher, diretor e fundador do Festival Mix Brasil, o maior festival de diversidade da América Latina e um dos principais do mundo, Ivan Zumalde, sócio fundador da Casa Gernika que falou sobre poder da arte, democracia e cultura da paz e Carol Sacramento, da Black Jaguar Foundation, organização responsável por replantio de árvores em larga escala no corredor do Araguaia. Durante o evento o fundador e membro da Casa Guernica trouxe a história sobre o legado de Guernica como um dos pilares da Democracia para os bascos e falou sobre o quadro de Picasso e como o alerta feito no passado em defesa dos Direitos Humanos ainda vale para os tempos atuais.

Ato em homenagem aos mortos sob a árvore de Guernica de São Paulo

1º de maio de 2022

Guernica dá nome ao quadro de Picasso, a cidade basca e a árvore símbolo da democracia. Esse carvalho espanhol está plantado ao lado do Parlamento Basco e foi palco de juramentos e assembleias no passado. Dois ramos e exemplares dessa árvore se encontram na cidade de São Paulo, uma delas está plantada na Euskal Alkartasuna de São Paulo, ou Casa Basca. A associação foi fundada em 1954 por imigrantes bascos em uma chácara em Interlagos e congrega a irmandade e a fraternidade de gerações de bascos brasileiros. A outra muda foi plantada no Horto Florestal de São Paulo, por ação da Euskal Etxea Brasil, no ano de 2019. Durante a 1ª edição da Semana Gernika Viva, em 2022, um ato pela paz foi celebrado sob a sombra da árvore do parque estadual, onde uma homenagem foi realizada com danças típicas, falas de autoridades e em memória do espírito de Guernica.

Exibição e debate do documentário basco Markak (marcas) no Brasil

2 de maio de 2022

As marcas deixadas pelo acontecimento histórico de Guernica são lembradas no documentário Markak, obra de 2017, dirigida por Hannot Mintegia. O filme traz depoimentos e memórias das vidas transformadas pelo 1º bombardeio em massa contra civis ocorrido na vila basca em 1937 e ordenado pelo ditador Francisco Franco. Mais do que um audiovisual a partir de um roteiro cronológico, a obra busca dar voz aos cidadãos e mostrar a importância da democracia frente ao fascismo e a esperança a partir da memória. O documentário foi exibido em duas ocasiões, na Faculdade FESP e na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, durante a 1ª edição da Semana Gernika Viva. Em ambas exibições, o público pode participar de debate após a exibição do documentário que contou com a parceria da Eusko Alkartasuna de São Paulo na intermediação da exclusividade da exibição na cidade.

Chamada de artistas para criação de cartazes sobre Guernica

Março-abril de 2022

A Semana Gernika Viva sempre é construída com parcerias de coletivos de arte e design e organizações comprometidas com a democracia. Dentro dos muitos parceiros e artistas visuais envolvidos estão a Sociedade Brasileira de Colagem (SBC) e o coletivo Design Ativista. As intervenções contaram com a rede de artistas e designers na criação de cartazes em denúncia contra a crescente onda de novos tipos de fascismos no país e no mundo. Para tal feito, houve uma chamada especifica realizada a partir de mobilização realizada pelo coletivo Design Ativista especialmente para a 1ª Semana e que resultou na produção de 4 cartazes dos artistas: [@porracristo], [@1dinelli] [@gabrielatornai_] e [@artevillar]. Para
a II Semana, toda a identidade visual e cartazes criados foram feitos especialmente para o evento em
parceria com os colagistas da SBC.